A Catedral de Bragança Paulista tem 27 novos acólitos e coroinhas. São jovens e crianças que receberam a investidura no domingo, 10, e agora auxiliarão nas celebrações eucarísticas.
Os 14 acólitos e 13 coroinhas passaram por formação específica e foram apresentados a comunidade durante celebração. O Padre Marcelo Falsarela agradeceu aos pais por incentivarem os filhos a servir à Igreja e citou São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, como exemplo de amor e dedicação à eucaristia.
A palavra acólito vem do verbo “acolitar”, que significa acompanhar no caminho. Acólito é aquele que, na celebração da liturgia, segue (ou precede) outras pessoas, para servir e ajudar. Auxilia primeiramente o padre ou bispo, mas também ao diácono, ministro da palavra, ministro da eucaristia e leitores.
O termo “coroinha” tem como origem mais provável a participação de meninos adolescentes no coro das igrejas (menino do coro), que recitavam orações e acompanhavam o sacerdote nas funções litúrgicas. O coroinha fica responsável por todas as funções da liturgia que não exigem investidura de acólito. Ele cuida, por exemplo, das velas, do turíbulo e naveta, dos livros litúrgicos e das procissões, entre outras funções.
No responses yet