Século XVIII
A história da Catedral de Bragança Paulista tem início antes mesmo da fundação da cidade de Bragança Paulista. Há um documento oficial, datado do século XVIII, mais precisamente no ano de 1749 em que é citada uma Paróquia de Atibaia
localizada no bairro do Jaguary, onde hoje é a região da Catedral.
Naquele tempo, nessa região havia um grande clamor dos fiéis para que ali se instalasse uma Igreja, para que os sacramentos pudessem ser ministrados a todos os fiéis. Era um clamor das almas direcionado à Deus e à Santa Igreja. A
súplica dos Católicos se transformou em ações efetivas e toda uma comunidade se ofereceu para trabalharem na construção de uma capela.
Século XVIII
Na segunda metade do século XVIII, em 1763, os devotos Inácia da Silva Pimentel e Antônio Pires Pimentel doaram ao Clero um terreno, para que ali fosse construída uma homenagem à Nossa Senhora da Conceição. Tal terreno era no alto de uma colina e segundos dados históricos já havia uma considerável população nos arredores. O alto dessa colina é hoje a Praça Raul Leme onde está a atual Catedral de Bragança Paulista.
No ano de 1765 foi criada a Paróquia Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Jaguary. O primeiro batizado desta Igreja foi em 17 de fevereiro de 1765, quando o Padre Jerônimo Bueno de Camargo batizou uma criança chamada Maria.
Enquanto o entorno da Capela servia de passagem e local de descanso para os tropeiros que passavam pela região; a Capela se tornou um novo lugar de devoção.
Século XVIII – XX
As histórias de muitas cidades do nosso Brasil são como as de Bragança Paulista, onde inicialmente uma Igreja é construída por súplica dos fiéis e a partir de sua construção todos buscam se aproximar também fisicamente da Igreja, construindo nos seus arredores e servindo a região como ponto de encontro de comerciantes. Antes de serem cidades, ali estavam as paróquias. Evidência disso, é que a Capela e a Paróquia Freguesia de Nossa Senhoria da Conceição do Jaguary é datada de 1765, enquanto a emancipação de Bragança ocorreu só em outubro de 1797 – o aditivo “Paulista” virá só em novembro de 1944 para diferenciar da cidade de Bragança localizada no Pará.
No ano de 1925 foi criada pela Bula Papal Ad Sacram Petri Sedem editada pelo Papa Pio XI a Diocese de Bragança Paulista, que estabeleceu que a Catedral da Diocese de Bragança Paulista seria a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Século XX
A Catedral como hoje conhecemos é uma obra recente, datada de 1966, quando a Igreja anterior foi demolida após análises técnicas das estruturas. Mais uma vez o espírito dos fiéis se inclinou às causas nobres e homens e mulheres durante mais de 15 anos promoveram grandes festas e movimentaram as barracas da Igreja visando arrecadação de fundos. Em março de 1973 tiveram início as Santas Missas, ainda com a Igreja em obras, que foram finalizadas somente no ano de 1977.